sexta-feira, 10 de maio de 2013

SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS


Planejar, criar, inovar são coisas fundamentais para entender as fases do desenvolvimento de cada criança.Hoje em dia o professor não é mais aquele super autoritário, onde só ele fala e o aluno não tem o direito de expor suas ideias e se expressar, o papel de ser professor atualmente é saber que o aluno precisa de interação, afetividade, movimento, inteligência precisa formar a identidade de cada um que ali está.

Um fator importante para cada aula é o planejamento dela e se caso esse planejamento não saia de modo que esperava, precisa ter um plano B em mente, ou seja, não desanimar quando seu aluno não entende ou não aprende o que foi proposto e sim oferecer outras maneiras de entendimento, ser dinâmico, atrativo, esclarecedor, sempre pesquisar formas para que essa aprendizagem aconteça. Um bom professor só pode se dar por satisfeito, quando vê que a aprendizagem que ele propôs a seu aluno está funcionando, que eles estão conseguindo colocar em prática.

Para que os objetivos do professor sejam alcançados, ele deve fazer uma auto avaliação todos os dias, questionar o porquê aula foi produtiva ou não, se o aluno conseguiu fazer as atividades, se foi participante nas aulas, entre outras reflexões.

Mas e quando se trata de inclusão, requer mudanças de paradigmas, compreender e aceitar o companheiro com suas diferenças.Tem que haver mudanças nas práticas educacionais, proporcionando um ambiente acolhedor onde favoreça a melhor aprendizagem a eles. 
Também os pedagogos que são da área de educação hospitalar, que necessitam de um espaço alegre e confortável onde a criança ou adolescente consiga melhorar seu estado emocional,mental e físico. Formando assim um espaço onde o lúdico e o conhecimento estejam unidos em pró do desenvolvimento dos pacientes que estão ausente nas salas de aulas, por motivos de doenças.

Ser professor nos dias de hoje é se preocupar como aluno, sua sociedade,suas emoções,sua realidade e até com a saúde.Como disse Wallon “as emoções tem papel predominante no desenvolvimento de uma pessoa.É por meio delas que o aluno expõe seus desejos e suas vontades”.Por isso o professor de hoje utiliza das mais inovadoras maneiras para fazer sua turma aprender, saindo daquela abordagem tradicional que havia antes.

Nosso comportamento está de acordo com aquilo que aprendemos. A aprendizagem não acontece apenas na escola, mas está presente em todo tempo de nossa vida.Todos necessitam do professor para chegar aonde querem, ninguém aprende nada sozinho. Por tanto ser professor atualmente é enfrentar várias barreiras, o mais gratificante é depois você olhar para trás e ver que valeu a pena, pois para ser professor é preciso ter amor por essa profissão.

 Contudo, trazemos neste blog diferentes temas que abordam o papel do professor nos dias atuais. Esses textos abaixo contém informações para uma boa formação de docentes.

A importância da Filosofia na Educação




Muitas pessoas acreditam que a Filosofia não possui nenhuma importância , e perguntam sempre para que estudá – la .
As pessoas que pensam assim estão tendo um pensamento errado e estão acorrentados a ideias de outros.  Com a filosofia podemos questionar, argumentar,  refletir sobre as questões da vida e assim saber o que é melhor para nós,  com ela  podemos ser pessoas mais evoluídas intelectualmente e pessoas difíceis de serem manipuladas, pois não compartilhamos ideias de outras pessoas, temos a nossa própria.
Estes ensinamentos estão sendo muito usados nos dias de hoje em questões ligadas  a vida, como a ética, a moral, os  direitos humanos. Com elas podemos questionar e descobrir o nosso  “EU‘’e também de outra pessoa.
Uma grande atitude filosófica é a busca da verdade e com isso podemos fazer uma sociedade transformadora.
Um exemplo de busca da verdade é observar a atitude de alguns repórteres que tentam manipular as informações e nos manipular a acreditarmos no que eles dizem. A busca da verdade é ir atrás  de outras fontes para ter a certeza dos fatos e assim nos tornarmos pessoas observadoras.
A vida não é padronizada, por isso temos momentos de escolhas, de tomar decisões e um dos ensinamentos  da filosofia e a reflexão nestas ocasiões são muito utilizadas.
Enfim , a filosofia nos ajuda nas questões humanas e tudo que esta ligado aos nossos conhecimentos.



Amanda Rocha 

Claudia Ribeiro
Renata Alves
10/05/2012     18:46
                               

A música!






“A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática. “

http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/a-importancia-musica-no-processo-ensinoaprendizagem.htm
Desde a gestação, as crianças já possuem uma relação com os sons da voz materna, é uma fase em que é formada a memória sonora nas crianças. Essa memória fetal é responsável por preparar o vínculo entre mãe e filho depois do corte do cordão umbilical. Após o nascimento, as músicas que acalmam o bebê para dormir, fortalecem a memória sonora nos pequenos e a relação com a mãe.
Depois de maiores, na creche e nas escolinhas, as canções de ninar ajudam a aproximar as crianças do educador. Por isso brincadeiras de rodas, palmas, e tudo que inclui músicas, ajudam o desenvolvimento da percepção e atenção da criança desde cedo.
O ambiente escolar deve estar repleto de repertórios musicais, isso também é um modo de iniciar um processo de ensino- aprendizagem, mostrando os sons da natureza, animais, aprendendo sobre animais, e o os sons que eles fazem.
A música quando utilizada na educação infantil serve também como incentivo da criatividade nas crianças, desinibição para uma convivência coletiva.
Mas cuidado, existem alguma músicas que não são apropriadas, um grande exemplo é: “Atirei o pau no gato”. Pelo fato da violência contra os animais. É uma música que muitas crianças gostam de cantar, e por isso recentemente foi criada uma nova versão para a música:
Não Atire o pau no gato
Não atire o pau no gato (to-to)
Porque isso (sso-sso)
Não se faz (faz-faz)
Ô gatinho (nho-nho)
É nosso amigo (go)
Não devemos maltratar
Os Animais
Jamais!!!

Postado em 10 de Maio de 2013 ás 17:09
Fontes: http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/a-importancia-musica-no-processo-ensinoaprendizagem.htm
http://www.meyer.com.br/Cursos.aspx?cod=58
Nayane Pimentel

Incentivando a saúde


Muitos professores reclamam da forma que os alunos se apresentam na escola. Quem trabalha com os pequenos sabe disso, muitos tem rinite, alergia, ou até mesmo gripe, principalmente na época do frio.
Se você não limpar o nariz de uma criança na hora, ela faz uma “meleca”, passando a mão, e se suja toda. E são tantos narizes, que não há professor que aguente limpar o tempo todo, sendo que ele tem muitas outras coisas se priorizar.
Pensando nisso, na escola onde eu trabalho, nós educadores incentivamos e passamos atividades, sobre esse assunto. Pedimos também para os país trazerem os próprios lencinhos dos alunos, e deixando sempre a vista, para que eles aprendam a se limparem sozinhos. Com a intenção de incentivar a higiene, saúde e a autonomia.




Postado em 10 de Maio de 2013 ás 16:05


                                                            Nayane Pimentel


Cuidado com a sua saúde também, professor!


O dia-a-dia de um professor é muito corrido, mas assim como devemos cuidar, orientar, e estar atentos com a saúde de nossos alunos, também devemos estar atentos com a nossa saúde.
Assim como um aluno pode passar alguma doença, mesmo que seja uma gripe, para um professor, o professor também pode passar alguma doença para os alunos.
Por isso os professores devem sempre estar com as vacinas em dia. Se você é professor, ou trabalha com público, sempre deve tomar as vacinas. Então se você é um desses e não tomou sua vacina, por exemplo, da gripe H1N1, ainda dá tempo de tomar para não se infectar e também não infectar seus alunos.
É importante também se preocupar com a saúde mental dos professores. Falta de motivação para o trabalho, baixa realização profissional, condições ambientais e de espaço físico desfavoráveis, número excessivo de alunos, falta de apoio dos pais e da sociedade, baixos salários, situações de violência e de humilhação, esses são alguns dos motivos para este problema.
As novas tendências da formação do professor buscam conformar o seu trabalho às exigências da sociedade atual, cada vez mais competitiva e excludente. E tentando se esforçar a essas exigências, os professores tornam-se vulneráveis as doenças mentais. Essa situação tende a ser cada vez mais freqüente em tal contexto, com isso criando afastamentos dos professores do trabalho, e conseqüentemente atrapalhando a qualidade da educação.
Uma sociedade que não valoriza e não cuida dos educadores como sobreviverá no futuro?
O que um professor pode fazer para sua saúde mental não sair do controle? Tirar um momento para cuidar de si mesmo, terapia, ouvir uma boa música, ler um livro, viajar e desligar-se das questões escolares. Participar das decisões que acontecem no âmbito escolar, também é interessante, pois este é um momento que pode promover transformações na escola. Sendo que cada educador aja como transformador e formador de conceitos, opiniões, decisões, ajudando na sua atuação. Sempre refletindo e criando estratégias de melhorias na prática profissional e na qualidade de vida. Pois precisamos estar dispostos e saudáveis para “lapidar nossos diamantes”.

Postado em 10 de Maio de 2013 ás 15:44

Nayane Pimentel

Saúde e Educação





Como já foi dito, o papel do professor também é incentivar as crianças a cuidarem da saúde, sempre se iniciando com a higiene pessoal. Não só incentivando com a fala, mas também fazendo projetos, trabalhos, sobre doenças, principalmente as doenças causadas por bactérias, explicando que isso são conseqüências deles colocarem todos os objetos que acham na boca.
Mas o papel do professor, não é só falar diretamente com os alunos, e sim dar idéias para projetos da Escola, como por exemplo, chamar alguma profissional da Saúde para se explicar o que deve ou não deve fazer. Pois acredito que um enfermeiro, ou um médico, falando e demonstrando realmente o que certas doenças podem causar nas crianças, elas podem ficar mais impressionadas, e cuidarem mais da higiene e saúde.
Aqui no bairro onde moro tem um posto de saúde, como é da prefeitura têm uma ligação com as creches municipais, assim levando profissionais da saúde, fazendo um trabalho de prevenção, contra piolho, vermes, falando um pouco também sobre uma alimentação saudável. Também os dentistas vão às escolas explicando sobre a escovação, sobre mamadeiras noturnas, que depois de serem tomados, os dentinhos não são escovados novamente, sobre chupeta estragando os dentes das crianças, e que também existem muitas bactérias. Isso tudo é falado de uma forma, divertida e interativa, com o auxilio dos professores. 
Como por exemplo, quando criança, eu vivenciei muitos projetos de dentistas na minha escola, e realmente eu e as outras crianças adorávamos isso. Era algo divertido e diferente de aprender, saindo um pouco da rotina dos alunos. Ele nos ensinava como escovar os dentes corretamente, depois passava flúor em nossas bocas, e falavam individualmente com as crianças que estavam precisando de mais cuidados com a higiene bucal. Assim explicando que devemos escovar os dentes, depois de todas as refeições, explicando o que é carie e etc. Depois disso sinceramente eu tive outra visão de dentista, eu tinha medo de ir até um consultório dentário, e percebi que não deve ter motivo de ter medo, e criando certo “medo” das caries, evitando-as, com um hábito de sempre escovar os dentes. Parece algo simples, mas são coisas que as crianças guardam, e eu guardo até hoje.
Os professores devem ficar também atualizados sobre alguns sintomas de doenças. Caso perceba, avisarem os pais. Ficarem atentos a surtos, exemplo: Sarampo, catapora, meningites, e até a gripe H1N1. E caso seja percebido, avisar a direção, para ter contato com algum posto de saúde próximo, para de serem realizadas as vacinas, que é necessárias em casos de surtos das doenças.

Fonte da Imagem: http://soudaquimanga.blogspot.com.br/2012/11/justica-obriga-estado-elevar.html
Postado em 10 de Maio de 2013 as 14:42                                                                                              Nayane Pimentel

Desenvolvimento da criança segundo Henri Wallon


           DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SEGUNDO HENRI WALLON 




"A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas" 

HENRI WALLON


Wallon defende a teoria da fase do desenvolvimento humano, partindo da infância, estamos em constantes desenvolvimento. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.

As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno expõe seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino. 

Planejar, desenvolver e criar, é importante para entender as fases de desenvolvimento da cada criança para que você proporcione o melhor para o crescimento e socialização dela. Wallon se desenvolve na abordagem humanista, centrado no aluno e focado nas relações sempre trabalhando atividades em grupos, desenvolvendo situações de cooperação e considerando a  pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoções, movimento e espaço físico se encontram num mesmo plano. Essa relação dialética ajuda a desenvolver a criança em sintonia com o meio.


Camila Ferreira


Postado dia: 10.05.19 as 13:22
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml
Fonte video: http://www.youtube.com/watch?v=M-n8rDxHu8s

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Qual é o papel do professor nos dias atuais?


Imaginem se o papel do professor fosse apenas passar o conhecimento de forma mecânica, sem se atentar a muitos outros fatores que incluem a educação escolar...Famílias, vamos valorizar este profissional que faz muito mais do que transmitir conhecimentos! Não é fácil receber uma turma onde cada integrante vem de uma cultura diferente.


Postado em 9 de Maio, ás 10:09
Fonte: facebook.com


                                                                                                   Andressa Martins Lucio

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Objetivo e planejamento



A importancia da palavra objetivo


Um bom professor só pode dar-se por satisfeito quando vê que os alunos estão aprendendo determinados assuntos e colocando-os em prática. Para isso o profissional deve ter objetivo e planejamento das aulas, e com isso a escola consegue cumprir suas metas de sucesso e transformação na sociedade.
Porém, toda escola tem seu plano pedagógico, então o professor precisa conhece-lo antes de planejar os seus objetivos. É engano o pedagogo achar que pode fazer o que desejar em sala de aula, por ser a referência dos alunos no ambiente.
Ter planejamento é tão importante, que apenas passar informação não é suficiente,o professor deve planejar suas aulas, ter um "plano B" , ou seja, não desanimar enquanto o aluno não aprende, e sim dar diversas maneiras de aulas, ser dinâmico, atrativo, esclarecedor, ter vínculo, ser pesquisador, mostrar ao aluno o porquê e para o quê está aprendendo determinadas matérias e atender as dificuldades individuais dos alunos, pois cada criança reage de uma forma diferente em relação às lições.
Para que os objetivos do professor sejam realizados,ele deve fazer auto-avaliação todos os dias,questionar a si mesmo o porquê que a aula foi produtiva,ou ruim,se o aluno foi bem na atividade,se faz a lição corretamente, se é participante nas aulas,entre outras reflexões, e a partir disso, melhorar as suas aulas cada vez mais, e com isso, o aluno passa a ter interesse pelo aprendizado, identidade e ver que ele é capaz .

 Amanda Rocha,Claudia Ribeiro e Renata Alves


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Nós não precisamos de nenhuma educação...




 Nosso comportamento está de acordo com aquilo que aprendemos. A aprendizagem não acontece apenas na escola, mas está presente em todo tempo de nossa vida.
O individuo tem um comportamento desde que nasceu, portanto já está acostumado com o mesmo. Para você conseguir mudar tal comportamento, deve modificar o que havia antes.Então apresente a ele uma nova aprendizagem e de um estimulo, reforçando cada vez mais essa ideia, até perceber que ele já está agindo da forma desejada e sempre faça algo para conseguir manter a pessoa em tal comportamento.

Another Brick in the Wall, hino da banda Pink Floyd relata um pouco como era a convivência dos professores e alunos:



História


A Musica critica o sistema de ensino da pós-modernidade, onde os professores são super autoritários, o aluno é obrigado a aprender tudo o que é falado para ele, sem poder exercitar seu pensamento da forma que deveria. Os professores pressionavam os alunos, eles não podiam errar nenhuma lição ou fazer qualquer outra coisa durante a aula.
Por tanto a musica é um protesto contra a educação escolar rígida, autoritária (após ter sido insultado pelo professor, o aluno sonha que as crianças da escola começam a protestar contra seus professores) o que levou a música a ser banida na África do Sul. Também foi lançada como single e deu à banda a posição de número 1 isolada no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha Ocidental e muitos outros países.·.

Queime seus Professores: Uma Analise Critica da Musica e sua Simbologia


Roger Waters traz para nós uma época em que a conotação” bullying” não existia,  com experiências vividas pelo próprio em muitos dos Internatos ingleses nos anos 50, fica escancarado o fraco alicerce da educação na época e a crueldade com que os professores aplicavam castigos e lições, tudo isso com a ideologia de que quanto mais disciplina, mais garantias de alcançar o sucesso profissional no futuro.
No clipe o menino sonha em ver todos os alunos destruindo a sala e a escola. Destruir a escola é uma atitude própria de quem não foi alienado pela educação e por isso é contra ela, a canção acabou de tornando símbolo para todas as pessoas que não se acomodam com situações erradas e precisam de coragem para se manifestar.

O clipe nos mostra que enquanto não houver essa manifestação, essa vontade de mudar, não passaremos de mais um tijolo no muro, muro que tem uma forte ligação com o muro de Berlin, que separava a Alemanha até 1989, embora a musica tenha sido feita antes da queda, Walters usava o Muro como símbolo da Ignorância Humana, o muro de venda nos olhos, da falta de coragem e ausência de liberdade, o muro da inexistência de sinceridade com nós mesmos e da falta de querer.

As mascaras utilizadas pelas crianças representam a alienação citada anteriormente, a falta de visão do mundo que era proporcionada pela educação extremista, crianças que perdiam sua identidade própria e pensavam como a sociedade queria naquela época, que era apenas ser mais um tijolo no muro, sem olhar crítico ou uma opinião divergente, sociedade essa que é representada pelo Professor e seu jeito autoritário.

Ao final, com a queima do Professor, Waters nos mostra a libertação, a vingança do menino ao seu opressor, a queima da sociedade igualitária. Com isso o menino acorda de seus pensamentos e se vê ainda na mesma situação, ali ele quer que entendamos que não se muda nada apenas pensando, que em alguma hora, teremos que agir e lutar pelos nossos ideais.

Roger Waters nasceu em 6 de novembro de 1943, fundador da banda Pink Floyd  e letrista da maioria das musicas da Banda e formado da Universidade de Cambridge.  Após adulto ergueu grandes críticas negativas ao sistema educacional inglês, principalmente internatos, onde segundo ele os professores oprimiam os alunos e destacavam fraquezas, algo bem detalhado na ópera rock The Wall.



Por Fernanda Sabino e Suzana Rezende

fonte da imagem: tumblr.com
01/05/2013   18:10

Sobre nós

Sobre nós
Somos alunas do curso de Pedagogia (1° semestre) da Universidade Metodista de São Paulo e temos como objetivo ter uma educação transformadora e compartilhar idéias neste blog,cujo nome (lapidando diamantes) nos traz o sentido de que as crianças são pedras preciosas que nós temos a chance de lapidar e a partir disso tentar transformar a sociedade.
Contato :
Amália François - amalia.francois@live.com
Amanda Rocha do Nascimento - hiltomanda@hotmail.com
Andressa Martins Lucio - andressalucio9406@yahoo.com.br
Camila Silva - kmylaborbas.luiza@hotmail.com
Carla Barbosa - comercial-carla@hotmail.com
Claudia Ribeiro Gomes - claudiia.ribeiro@hotmail.com
Fernanda Sabino - fersabino@globomail.com
Nayane Pimentel - naay_x@yahoo.com.br
Renata Alves Badaró - reenata_alves@hotmail.com
Suzana Rezende - suzana.silva5@hotmail.com

 

Lapidando diamantes Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino